
SAÚDE MENTAL NAS ORGANIZAÇÕES
27/03/2023
A FORÇA DA LIDERANÇA
30/03/2023Como mensurar o investimento em capacitação das equipes?
Atualmente líderes de todos os níveis precisam ser preparados para assumir cargos mais elevados no futuro, mas também devem liderar com presença e atenção suas equipes atuais, preparando sucessores.
Investir em treinamento e desenvolvimento de equipes e líderes é fundamental. Mas como saber se estes investimentos dão mesmo retorno desejado?
Primeiro precisamos definir o que é retorno: toda mudança é um “processo”, portanto, conceitos aprendidos levam um certo tempo para serem colocados em prática. A mudança de padrão de comportamento e modelo mental, podem ser um retorno esperado entretanto , requer acompanhamento.
Aumentou o engajamento? E o clima organizacional, está mais saudável?
Como estão os resultados?
A manutenção dessa nova forma de funcionar de líderes e suas equipes, precisam de feedbacks frequentes.
INVESTINDO EM CAPACITAÇÃO
Outro aspecto a ser observado é a retenção de talentos. Empresas que têm um turnover muito alto, ou que não conseguem encontrar possíveis candidatos à promoção, tem oportunidades de revisitar a forma como estão desenvolvendo e capacitando suas equipes.
Por que as pessoas não se sentem comprometidas com a empresa? Quais as oportunidades de melhoria? Por que não atraímos ou retemos talentos?
Políticas de remuneração e benefícios, trabalho híbrido e/ou horários flexíveis, planos de carreira consistentes são alguns dos territórios que merecem atenção, portanto, será preciso uma liderança presente para a manutenção dessas propostas.
Definidos estes conceitos, é importante desenhar uma estratégia de programas de desenvolvimento de carreira, assessment para executivos C-Level para que a empresa invista em seu programa de sucessão, crescendo de forma sustentável.
INVESTINDO EM CAPACITAÇÃO
A liderança forte e humanizada retém colaboradores que apreciam reconhecimento do próprio trabalho e ambientes profissionais estimulantes e saudáveis, onde exista oportunidade de desenvolvimento e desafios.
Equipes tornam-se mais engajadas, são mais produtivas, tem alto grau de accountability, geram melhores resultados e tendem a permanecer na empresa por mais tempo.
Você pode ler o texto que eu fiz sobre “Como construir um equipe altamente produtiva” clicando aqui
Visite meu linkedin e aproveite para se conectar comigo por lá. Espero por você!