
INVESTINDO EM CAPACITAÇÃO
27/03/2023
LIDERANÇA HÍBRIDA.
10/04/2023Capitalizar a força da liderança humanizada em cenários turbulentos e mercados em constante mutação, é um grande desafio para as organizações!
Nem sempre é possível prever exatamente o que o futuro nos trará, mas precisaremos aprender a lidar com o que estiver à frente. Algumas mudanças são previsíveis como o crescimento mais lento, os competidores em maior número e mais agressivos e o cliente cada dia mais exigente.
Diante desses desafios, as lideranças precisarão estar mais sensíveis para identificar quando a estratégia se tornou obsoleta., e deve, portanto, ser alterada. Flexibilizar para promover as mudanças rapidamente é o melhor caminho.
Uma estratégia adequada precisa ser constantemente analisada e revisada sob a luz do que estiver ocorrendo no ambiente dos negócios. A liderança deve estar atenta e se preparar para agir rapidamente sempre que necessário.
Não podemos controlar a situação econômica incerta e as ações imprevisíveis dos concorrentes, mas podemos controlar o recurso mais importante para gerar resultados sustentáveis: a qualidade das pessoas na organização.
Foque nas pessoas.
Pessoas: o maior e melhor diferencial competitivo que uma empresa pode ter. Portanto, é essencial colocar as pessoas certa, no lugar certo, fazendo o que precisa ser feito.
É preciso que o (a) líder conheça muito bem sua equipe e construa confiança todos os dias para garantir a tomada de decisão consciente, a execução com qualidade e a disciplina e determinação para atingir resultados.
Este ambiente garantirá a utilização eficiente dos recursos disponíveis e também proporcionará o ciclo de feedback necessário para que o negócio se ajuste às mudanças grandes ou pequenas do mercado.
A força da liderança humanizada
Se analisarmos uma empresa que apresenta sucesso consistente e crescente, veremos que seus líderes se concentram especialmente em garantir a qualidade das suas equipes investindo em capacitação técnica e comportamental. Eles se comportam como “agentes de transformação” e ganham tempo desenvolvendo pessoas. Este é um trabalho que todo(a) líder precisa gostar de fazer.
Isto requer do(a) líder tempo e energia para estar com as equipes durante pelo menos 30% do seu dia para selecionar, avaliar e desenvolver pessoas.
A força da liderança humanizada
Faça fortes investimentos no desenvolvimento dos times.
Se cada líder investir no desenvolvimento de pessoas através do feedback, mentoring e coaching na mesma proporção que investe em orçamento, planejamento estratégico e monitoramento do fluxo de caixa o retorno virá rapidamente na forma de vantagem competitiva sustentável.
Esta forma de operar é extremamente contagiosa e gera um clima agradável, porém, sério e produtivo que permite que cada pessoa da equipe se sinta parte do resultado conquistado.
Mantenha no radar o seu compromisso com as “pessoas” e “resultados”, nessa ordem. E você fará total diferença na vida de seus liderados e, consequentemente, no sucesso da organização.
Conecte-se comigo no linkedin. Espero por você!
Aproveite para ler o artigo sobre Governança clicando aqui
Aguardo seus comentários. Participe da conversa.