
LIDERANÇA HÍBRIDA.
10/04/2023
DIVERSIDADE NA PRÁTICA
16/04/2023VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL?
Vamos falar um pouco destes conceitos e ver como eles se integram na busca por maior engajamento e produtividade nas organizações.
Cultura Organizacional
A cultura é o modo de pensar, de sentir e de agir de um grupo que representa a empresa, sua identidade e sua marca.
As organizações através de seus líderes, precisam desenvolver, implementar e fomentar uma cultura organizacional baseada em valores. Garantir o alinhamento de valores entre colaboradores e a organização é vital.
A “cultura organizacional” envolve práticas, políticas, comportamentos e símbolos que reforçam as diretrizes da empresa e mostram coerência entre discurso e prática: WALK THE TALK.
Clima Organizacional
Já o “clima organizacional” é a combinação de atitudes praticadas por uma empresa, que influencia a percepção dos colaboradores a respeito do empregador. Ou seja, todas as decisões tomadas pela empresa que afetam a forma como líderes e seus times, percebem o ambiente e seu espaço físico de trabalho.
Essa percepção tem o poder de influenciar o comportamento e determinar a motivação, o engajamento e a produtividade do time.
O clima organizacional de uma empresa inclusiva, empática e humana, certamente é o oposto do clima organizacional de locais onde os funcionários são tratados como números ou máquinas de produzir resultados.
Compõem este conjunto de percepções, a relação que existe entre líderes e suas equipes, a forma como é tratado o tema segurança psicológica, benefícios oferecidos, comportamento dos colegas, modelo de gestão, recursos oferecidos para a realização do trabalho e missão e visão claras.
Considerando os conceitos expostos acima, fica claro que uma cultura organizacional tóxica produz um ambiente de trabalho negativo e improdutivo, o que impacta diretamente a experiência de seus colaboradores e, consequentemente, o clima existente na corporação.
Organizações que apostam em políticas internas e externas fundamentadas em princípios éticos, através de uma cultura forte, uma liderança inspiradora, conectada com os aspectos atuais da sociedade (diversidade, inclusão, modelos de trabalho híbridos), certamente terão mais chances de promover um clima organizacional agradável e cativante. A consequência disso são colaboradores com alto grau de accountability que se engajam genuinamente nos processos corporativos.
Fechando esse artigo, ressalto a importância da manutenção de um cultura forte, pois a clima organizacional com certeza, será uma consequência e uma resposta dessa cultura.
O que você acha? Deixe seus comentários.
Converse comigo e saiba como podemos ajudar você e sua empresa a fortalecer a cultura, transformando sua organização numa entidade viva.
Conecte-se comigo no Linkedin. Espero você!