
PROPÓSITO: VOCÊ PRECISA TER UM!
28/04/2023
O POTENTE MIX DE GERAÇÕES.
11/05/2023COMO LÍDER, VOCÊ TEM CONVERSAS DE FEEDBACK COM SUA EQUIPE? CONSIDERA IMPORTANTE?
Durante muitos anos a palavra feedback foi sinônimo de crítica, e na maioria das vezes pouco construtiva. A prática de chamar um colaborador para uma conversa de feedback, acompanhar seus resultados e definir novos objetivos, não deveria ser um processo restrito a poucos líderes e times. Outro equívoco é propor essa conversa somente em momentos de avaliação formal.
Podemos ter conversas de “feedback constantes”, sempre que necessário, e “feedbacks formais” de acordo com o que a situação exige.
Comunicação e Feedback
O importante é usar frequentemente essa potente ferramenta de desenvolvimento de equipes, para que no momento de avaliação de desempenho formal, você possa também resgatar essas conversas já realizadas e falar também de “evoluções” conquistadas.
Infelizmente, por conta de um estilo de liderança “comando e controle” ou “autoritário”, ainda presente no ambiente organizacional, esse momento se tornou difícil e raro para alguns times.
Como tudo o que funciona bem precisa de processos claros e bem comunicados, um feedback deve seguir os mesmos requisitos.
Aqui vão algumas dicas:
· Prepare-se para a conversa com fatos e dados.
· Transmita a mensagem com clareza e empatia.
· Valorize sempre que as coisas funcionarem bem.
· Estabeleça objetivos atingíveis para o desenvolvimento das equipes e acompanhe.
· Se a situação ou comportamento exigir, vá direto ao ponto (de forma cirúrgica), para que não fique dúvidas.
Em um ambiente de segurança psicológica, quem lidera precisa estar apto a desenvolver competências de sua equipe, através de uma boa comunicação e feedback. Isso não significa dar a eles sempre as respostas prontas, mas fazer um convite para reflexão. Contribuir para que o liderado encontre as respostas, e se aproprie do aprendizado.
O diálogo aberto é sempre o melhor caminho para a construção de confiança no time, portanto, estabeleça esse “campo de abertura” com sua equipe.
Comunicação e Feedback
Essa prática será imprescindível para a conquista de resultados e sustentação da alta performance.
E para você, como é esse momento de feedback? É uma conversa confortável, quando não se trata de um elogio ou reconhecimento? Vou se coloca disponível para as conversas mais delicadas? Deixe seus comentários.
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