
O POTENTE MIX DE GERAÇÕES.
11/05/2023
SENSIBILIDADE – A NOVA REVOLUÇÃO DO TRABALHO.
02/06/2023Nunca foi tão importante ser leve e líquido. O termo “carreira líquida” é relativamente novo e refere-se a uma abordagem de carreira que enfatiza a flexibilidade e a adaptabilidade.
Ela requer a disponibilidade de desenvolver habilidades que vão além da sua posição e área de atuação, é uma estratégia eficaz para engajamento e maior competitividade no mercado de trabalho em diversos contextos profissionais.
A necessidade de fazer a “gestão de uma carreira líquida” é uma das certezas em um mundo cercado de incertezas.
O profissional que tem como proposta a carreira líquida, tem a preocupação de adquirir novas experiências, se autogerir e equilibrar sua vida pessoal e profissional.
Isso envolve além da exploração das paixões e interesses pessoais, também a busca por uma carreira que permita expressá-los. Significa estar consciente das tendências e demandas do mercado, buscando atualizações constantes para manter-se relevante. Se adapta facilmente a diferentes ambientes comportando-se de forma colaborativa.
Os maiores benefícios estão voltados para o aprendizado constante, qualidade de vida e uma jornada profissional alinhada aos propósitos.
Para uma carreira líquida, será preciso fortalecer constantemente a capacidade de mudar, de se transformar e se reinventar. Estar consciente de que sair da zona de conforto com frequência, traz vivências enriquecedoras e experiências diversas.
Uma carreira de sucesso não é aquela em que o profissional nunca muda, mas para a qual ele se prepara para cada novo desafio, atravessa adversidades e ganha musculatura extra.
A transformação digital, trouxe mudanças significativas na sociedade e nas empresas, abalou os alicerces dos negócios, que afetaram diretamente nossas habilidades e competências, assim como nosso mindset em relação à carreira.
Compartilho a ideia de Modernidade Líquida proposta por Zygmunt Bauman: “Escolhi chamar de modernidade líquida a crescente convicção de que a mudança é a única coisa permanente e a incerteza, a única certeza.”
Todas as mudanças que já estamos vivenciando e as que ainda estão por vir, cada vez mais disruptivas, exigem adaptação ágil, flexibilidade, protagonismo sem perder a consistência e o foco.
Deixe seus comentários.
Conecte-se comigo no Linkedin, espero você!
Aproveita também para se inscrever na minha newsletter, clicando aqui.