
FEEDBACK.
13/06/2023
COMO A LIDERANÇA FEMININA AGREGA VALOR?
31/07/2023CENÁRIOS, DESAFIOS E OPORTUNIDADES.
Estamos vivenciando transformações importantes, nas formas como nos relacionamos, em nossos ambientes pessoal e profissional, bem como nos mecanismos de mobilidade e de convívio social.
No mundo dos negócios, estamos vivenciando a “transformação digital” que tem a ver com a transformação dos modelos de negócios e com o uso de novas tecnologias como IA (Inteligência Artificial).
A partir daí, pode-se identificar três fatores críticos de sucesso para o processo: “cultura”, “visão de futuro” e os “líderes” que estarão a frente do processo de transformação.
Na sociedade 5.0, que vivenciamos hoje, o foco está voltado para a qualidade
de vida, inclusão, sustentabilidade e busca pelo bem-estar, momento extremamente disruptivo.
Empresas estão se adaptando a um novo modelo de gestão de pessoas, que objetiva a “liderança humanizada”.
Novas metodologias de treinamento e desenvolvimento de pessoas preparam executivos para os desafios atuais e futuros, principalmente no que diz respeito a “humanização da transformação digital”.
FORTALECENDO A LIDERANÇA HUMANIZADA PARA A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL.
Será preciso encontrar um equilíbrio no ambiente organizacional entre a impessoalidade da tecnologia e as necessidades humanas, repensando valores e objetivos, para que a credibilidade, confiabilidade e segurança sejam mantidas para todos os stakeholders.
Embora a transformação digital já seja parte de nossas vidas, ainda estamos vivenciando fases de experimentação. Muitas perguntas ainda precisam ser respondidas.
Cabe às organizações monitorarem o ambiente, aprendendo com o que está acontecendo e simultaneamente focados em encontrar o seu caminho dentro da realidade digital.
Quando o assunto é gestão de pessoas, a empresa deve identificar o perfil desejado para seus colaboradores, para que cada um possa contribuir de forma significativa para os resultados esperados.
Esse novo perfil de profissional deve ter competências relacionadas a relacionamentos interpessoais, busca constante de informação e aprendizado, como também poder de análise que alicercem o processo decisório.
Devem ter a capacidade técnica e cognitiva de transformar os resultados
de pesquisas e conhecimentos em insights que contribuam para criar e desenvolver estratégias, que atendam as demandas do seu mercado, bem como a proposição de novas soluções para problemas existentes.
FORTALECENDO A LIDERANÇA HUMANIZADA PARA A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL.
O “capital intelectual” de uma empresa é sem dúvida a verdadeira “vantagem competitiva”, que por ser dinâmico, é difícil de ser mensurado.
Para o novo desenho organizacional, as empresas devem incluir o fortalecimento de lideranças e equipes, tão essenciais para garantir a efetividade das constantes mudanças.
Conecte-se comigo no Linkedin , espero você lá.
Inscreva-se no site para receber meu Newsletter.