
A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE MENTAL NA LIDERANÇA.
24/10/2024
A EPIDEMIA DO SILÊNCIO NAS ORGANIZAÇÕES.
05/11/2024Preparar novos líderes é um processo estratégico que envolve orientação, desenvolvimento de habilidades e a retenção dos talentos na organização
Despreparados, muitos líderes assumem a posição por terem excelentes resultados em cargos seniores anteriores como especialistas, consultores, mas sem receberem uma capacitação apropriada.
Nessas funções não adquiriram conhecimentos e experiências suficientes para liderar pessoas e conflitos, podendo nesses casos não se posicionarem adequadamente, causando problemas como baixo engajamento e produtividade dos times.
A formação da liderança vai além do desempenho individual, trata-se de criar uma base sólida de talentos para manutenção de uma organização resiliente, inovadora e bem-sucedida.
Portanto, alguns cuidados são necessários na preparação dessa nova liderança:
Identifique Potenciais de Liderança
Procure pessoas com qualidades como iniciativa, boa comunicação, capacidade de resolver problemas, empatia e vontade de aprender. Avalie não apenas habilidades técnicas, mas também as soft skills, que são essenciais para a liderança.
Forneça Mentoria e Orientação
Coloque novos líderes em contato com mentores experientes que possam oferecer conselhos e feedbacks. A mentoria é vital para o desenvolvimento e a construção de confiança, além de ajudar no alinhamento com a cultura da empresa.
Desenvolva Habilidades Essenciais
Foque em habilidades de comunicação, delegação, gestão de conflitos e tomada de decisões. A capacitação específica em liderança pode ser muito útil, incluindo autoconhecimento, simulações de situações desafiadoras, prática de feedback.
Ofereça Experiências Práticas
Dê aos novos líderes a oportunidade de liderar projetos menores, coordenar equipes ou supervisionar tarefas específicas. Experiências práticas ajudam a construir confiança e permitem que desenvolvam suas próprias abordagens de liderança.
Feedback Constante e Avaliações de Progresso
Estabeleça um sistema de feedback construtivo e regular, para que possam entender onde estão evoluindo e onde precisam melhorar. Isso pode ser feito por meio de avaliações formais e informais, com base em metas e resultados.
Estimule a Autoconfiança e a Autoconsciência
A autoconfiança ajuda os novos líderes a tomarem decisões e lidarem com desafios, enquanto a autoconsciência os torna mais aptos a entender como suas ações afetam os outros.
Incentive a Continuidade no Aprendizado
A liderança é um processo contínuo de aprendizado. Incentive a participação em cursos, eventos, leitura de livros, podcasts e TEDs para que se mantenham atualizados e em constante crescimento.
Proporcione rodas de conversas A troca de experiências e o compartilhamento de situações vividas é extremamente importante
Construa uma Cultura de Feedback e Colaboração
Crie um ambiente onde o feedback é incentivado e valorizado, e onde a colaboração é promovida entre líderes e suas equipes. Isso ajudará os novos líderes e seus times a se manterem alinhados e engajados.
Monitore e Ajuste o Processo de Desenvolvimento
À medida que novos líderes avançam, faça ajustes nas abordagens de desenvolvimento, conforme necessário, para atender às necessidades e metas em evolução.
Preparar líderes exige um ambiente de apoio e dedicação contínua para que possam atingir seu potencial e contribuir para o crescimento sustentável da organização.
Deixe seus comentários. Aproveite e inscreva-se para receber o meu newsletter!
Conecte-se comigo no linkedin https://www.linkedin.com/in/denise-moraes-b7418116/ Espero você!