
O PODER DE UM “NÃO” ELEGANTE.
29/06/2022
Por que alguém gostaria de ser liderado(a) por você?
14/03/2023MUITO PERTINENTE A “SAÚDE EMOCIONAL” NO AMBIENTE DE TRABALHO.
COMO ELA PODE CONTRIBUIR DE FORMA EFETIVA PARA MAIOR PRODUTIVIDADE?
A maior essência competitiva que qualquer empresa pode alcançar é sua saúde organizacional.
Uma organização é saudável quando é íntegra, consistente e plena, quando a gestão, operações, estratégia e cultura estão alinhadas entre si.
Através de uma cultura organizacional forte, é possível construir um ambiente mais saudável, de maior produtividade, engajamento e com resultados consistentes.
SAÚDE EMOCIONAL
A diferença essencial entre as empresas bem-sucedidas e as malsucedidas pouco tem a ver com o conhecimento de seus executivos ou sua inteligência, mas sim com a cultura saudável dessas empresas.
O que tem se constatado em grande parte das organizações atualmente, é que elas têm mais do que a inteligência, experiência e conhecimento necessários para chegar ao sucesso.
A oportunidade está em fortalecer a cultura e a saúde organizacional, diminuindo os níveis de entropia e toxidade presentes na maioria delas.
Em muitas empresas os líderes são considerados os únicos capazes de pensar e construir planos, projetos e ações e na maioria das vezes os colaboradores são apenas os executores.
O preço que se paga por isso é que as pessoas se comprometem muito menos com aquilo que elas não tiveram participação na construção.
SAÚDE EMOCIONAL
Uma organização saudável proporciona um ambiente de participação, crescimento, desenvolvimento, comprometimento onde a liderança e suas equipes aprendem a identificar problemas críticos e agir rapidamente para corrigi-los, gerando aprendizado para todos.
A tomada de decisão é ágil e o foco são as soluções. Outra evidência da superioridade da saúde organizacional é o efeito multiplicador. A inteligência é usada de modo adequado, sem permitir conflitos que não sejam produtivos. Focam na produtividade e na qualidade de entrega de resultados.
Quanto mais saudável for o ambiente corporativo, maior será o posicionamento dos executivos que respondem mais prontamente, multiplicam competências e compartilham generosamente a quantidade de inteligência disponível para o uso de todos.
Se a saúde organizacional é negligenciada, seus elementos básicos como liderança, espírito de equipe, cultura, estratégia viram elementos isolados, quando na verdade o importante é focá-los como uma prática multidisciplinar e integrada.
Se a cultura e a saúde organizacional forem adequadamente entendidas e colocadas no contexto correto, suplantará todas as outras disciplinas em negócios, como a maior oportunidade para aperfeiçoamento e vantagem competitiva.
Como está a saúde organizacional da sua empresa? Quer saber mais? Fale com a gente: dm@denisemoraes.com.br
produtividade #estratégia #qualidade #liderança #desenvolvimento #gestão #inteligência #saúde #oportunidade #construção