
COMUNICAÇÃO & FEEDBACK
03/05/2023
CARREIRA LÍQUIDA.
22/05/2023Por que é tão importante o mix de gerações no ambiente organizacional?
Vamos olhar esse tema considerando vários ângulos.
Os impactos do etarismo no mercado de trabalho precisa ser revisto.
O etarismo pode ser definido como “o preconceito por idade, que afeta todas as idades e gerações”. Da mesma forma que ele acontece com os mais vividos, uma pessoa vista como jovem demais, pode não ser considerada apta para ocupar um cargo de liderança.
Porém, ele é mais acentuado para as pessoas mais velhas. Isso se deve aos “modelos” já desatualizados e crenças limitantes, de que pessoas mais velhas, por exemplo, são desinformadas, desconectadas de tecnologia e resistentes às mudanças.
A maturidade é uma decorrência de um percurso de vida, uma jornada bem vivida, repleta de experiências e conquistas.
Na maturidade já não está tão presente a pressa pelo próximo passo de carreira. Ela traz ponderação, consistência, a possibilidade de revisitarmos nossa história, ressignificarmos acontecimentos e nos orgulharmos do que já construímos. Viver o presente de forma potente e planejar o futuro com alegria.
O POTENTE MIX DE GERAÇÕES.
No ambiente corporativo, ela traz sabedoria, experiência, o” background”, mas também o “playground”. A possibilidade de compartilhamento do conhecimento, sucessos e fracassos, tão importantes para evitarmos ou reduzirmos alguns erros já cometidos antes.
Não importa em que posição a maturidade está presente no ambiente organizacional ou quanto de” poder” está envolvido, o que conta é o valor agregado, a contribuição, as vivências, e o depoimento de quem já fez algumas travessias em adversidades. Histórias que podem ser compartilhadas sem arrogância, mas com uma enorme competência e serenidade
Assim como os jovens têm papel fundamental na composição dos times, pois eles trazem o frescor, a ousadia, a criatividade e novas possibilidades.
Em meio às diversas culturas que podem estar presentes nesses ambientes, ainda existem os estereótipos que ditam modismos, linguagem, idade e estilo de vida que devem ser adotados para pertencer a determinados grupos ou organizações.
O POTENTE MIX DE GERAÇÕES
Ter profissionais mais velhos no ambiente corporativo tem mostrado ganhos potentes. Essa parcela da população tem se mostrado cada vez mais ativa e produtiva, revelando como a longevidade pode ser positiva.
O aumento da longevidade é a maior conquista coletiva da humanidade nos últimos tempos. Uma forma de celebração dessa conquista é uma maior inclusão dessa população nas organizações, aproveitando toda a bagagem que vem com elas, seja intelectual ou técnica.
Cabe a população 50+ manter-se atualizada, buscar carreiras transversais, e cabe as corporações enxergar valor nesse poderoso mix de gerações, que tanto contribui para um ambiente corporativo diverso e inclusivo.
Especialistas no tema, acreditam que será necessária a “queda de paradigmas dos dois lados: profissionais e empresas, para absorver a população que daqui a pouco será maioria no Brasil.
As possibilidades de trocas intergeracionais aumentam com a longevidade humana, e hoje ganham destaque, principalmente porque são extremamente potentes para o ambiente organizacional e conquista de resultados.
Deixe seu comentários sobre o tema. Leia mais sobre o tema, no meu artigo sobre DIVERSIDADE, Clicando aqui.
Conecte-se comigo no Linkedin. Espero por você lá!