
VOCÊ ESTÁ ATENTO (A) AO QUANTO SE SABOTA?
17/08/2023
VOCÊ SE CONSIDERA UM LÍDER FOCADO?
19/10/2023Se sua resposta for não, você precisa construir um equipe autogerida. Cada vez mais o ambiente corporativo incorpora essa proposta.
Equipes autogeridas possuem alto grau de accountability e responsabilidade na tomada de decisões relacionadas ao seu trabalho e na busca de seus objetivos. Nesse tipo de equipe, existe a liberdade de definir como eles vão abordar suas tarefas, gerenciar seu tempo, resolver problemas e colaborar entre si, sem depender de supervisão constante de um gerente ou líder.
A implementação de equipes autogeridas bem-sucedidas podem ser impactadas pela cultura organizacional. Será preciso uma “cultura forte” que valorize o diálogo aberto, a sinergia, a colaboração, delegar com responsabilidade, construção de confiança e ausência de punição ao erro. É imprescindível que o ambiente seja de segurança psicológica.
A liderança deve empoderar, dar autonomia, delegar, preparar através do estímulo do aprendizado contínuo, acompanhar e ter o feedback como uma proposta de desenvolvimento do time.
VOCÊ TEM UMA EQUIPE AUTOGERIDA?
É importante aprender com os erros e acertos ao longo da jornada, fazendo ajustes necessários para melhorar continuamente o funcionamento desse time.
Equipes autogeridas funcionam com base em princípios de autogestão, autonomia com responsabilidade compartilhada, foco na produtividade, colaboração e engajamento.
A liderança está preparada para formar essas equipes?
Compartilho algumas dicas para entender como essas equipes operam e como você líder pode funcionar com esse time:
Compartilhe objetivos e expectativas de forma clara -mesmo sendo autogeridas, as equipes ainda precisam de metas claras e um entendimento compartilhado sobre o que precisa ser alcançado. Estabeleça objetivos específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo definido.
Componha sua equipe com base nas habilidades, conhecimentos e personalidades dos membros. Diversidade é importante, pois diferentes perspectivas podem enriquecer a tomada de decisões.
Dê autonomia para tomada de decisões: Delegue autoridade à equipe para tomar decisões relacionadas ao trabalho. Isso inclui a escolha de abordagens, métodos, alocação de tarefas e até mesmo ajustes nas estratégias conforme necessário.
Defina papéis rotativos: Em algumas equipes autogeridas, os membros podem assumir diferentes papéis ao longo do tempo. Isso ajuda a evitar a sobrecarga de uma única pessoa e permite que todos participem de diferentes aspectos do trabalho e se desenvolvam.
Faça constantes conversas de Feedback – Incentive a prática de fornecer e receber feedback regularmente. Isso ajuda a equipe a aprender e melhorar continuamente.
Estimule o aprendizado e desenvolvimento contínuo: Equipes autogeridas têm a vantagem de permitir que os membros assumam mais responsabilidades e diversifiquem suas habilidades. Ofereça oportunidades de treinamento e desenvolvimento para fortalecer essas capacidades.
VOCÊ TEM UMA EQUIPE AUTOGERIDA?
As equipes autogeridas são frequentemente associadas a ambientes de trabalho mais modernos e inovadores, onde a hierarquia tradicional é substituída por uma abordagem mais horizontal. No entanto, a implementação bem-sucedida de equipes autogeridas pode exigir uma mudança cultural significativa, um ambiente de confiança mútua e o desenvolvimento de habilidades de comunicação e resolução de conflitos.
LEIA OUTROS ARTIGOS SOBRE LIDERANÇA NESSE BLOG Aproveite e inscreva-se para receber o meu Newsletter.
Conecte-se comigo no linkedin, espero você lá!