
COMBATENDO O ETARISMO NAS EMPRESAS.
05/02/2025
Liderança Feminina: Impulsionando o Futuro.
25/02/2025Você conhece o efeito brain rot? De acordo com o Instituto de Newport, que foi pioneiro no estudo do fenômeno, o consumo excessivo de tempo de tela diariamente pode resultar em um quadro mental debilitado. Com o tempo, esse comportamento leva a uma sensação de confusão mental, letargia e dificuldade de concentração – um processo conhecido como “brain rot”. Esse fenômeno, embora novo para muitos, tem ganhado bastante atenção devido ao impacto que a tecnologia tem em nossas capacidades cognitivas.
Por que existe perigo nas telas e como reconectar com a realidade?
A internet, as redes sociais e os dispositivos móveis, em geral, roubam nossa atenção constantemente. A cada notificação ou alerta, nossa mente é forçada a desviar de uma tarefa importante, gerando uma sobrecarga cognitiva que prejudica a concentração. Essa oscilação constante entre atividades e estímulos cria uma sensação de distração permanente e pode prejudicar o nosso foco no longo prazo.
Mas, existe uma maneira de reverter esse quadro!
Em primeiro lugar, desconecte-se e invista no tempo com atividades envolventes
Passos para a solucionar o excesso do uso de telas:
Leia livros
Em contraste com as redes sociais, um livro exige que você entregue sua atenção de maneira plena. A leitura oferece uma experiência mais profunda e rica, onde a mente pode realmente se envolver e desenvolver habilidades cognitivas e emocionais de maneira saudável.
Um livro, ao contrário da internet, não é um entretenimento “instantâneo” que demanda estímulos rápidos. Contudo, ele exige mais de nós, pois nos obriga a focar, refletir e internalizar o conteúdo. Ao contrário de uma tela que rapidamente nos puxa para outra informação ou distração, a leitura nos oferece a oportunidade de nos aprofundarmos em histórias, ideias e conceitos. Essa prática reconecta nossa mente e ajuda a restaurar o equilíbrio que a exposição excessiva às telas rouba.
Encontre o Equilíbrio
Embora a tecnologia tenha um papel fundamental em nossas vidas, antes de mais nada, é importante que busquemos equilíbrio e períodos de desconexão para recarregar nossa mente. Nesse sentido, se você sente que está experimentando sintomas de “brain rot”, experimente reduzir gradualmente o tempo de tela e introduza atividades como a leitura de livros, assistir a filmes ou até mesmo passar mais tempo ao ar livre. Essas atividades têm o poder de reacender a clareza mental, restaurar a criatividade e aumentar o bem-estar emocional.
“Trabalhadores dão uma olhadinha no celular 30 a 40 vezes por hora durante o expediente.“
“A dificuldade de foco cria frustração e insegurança no trabalho, enquanto a comparação constante com padrões irreais de sucesso exibidos nas redes sociais amplifica a sensação de insuficiência”, adiciona Fabiana Abath, psicoterapeuta especializada em orientação de carreira.
O uso desmedido também pode representar uma fuga da realidade – sintoma de que algo não vai bem (no trabalho ou na vida). “Se você sente necessidade de estar ali o tempo todo – especialmente durante o expediente – é porque tem algo naquele ambiente que não está de acordo com suas expectativas e necessidades”, diz Fabiana.
O Mito do Multitasking
O célebre livro do filósofo sul-coreano Byung-Chul Han, intitulado Sociedade do Cansaço, o pensador argumenta que o multitasking não representa nenhum progresso civilizatório. Pelo contrário: na natureza, animais são obrigados a dividir a sua atenção em múltiplas coisas o mesmo tempo – justamente para garantir sua sobrevivência. Foi na capacidade de termos a atenção profunda, concentrada em apenas uma tarefa, que nos diferenciamos deles. E que nos aproximamos deles agora.
Seja um leitor ativo, busque entender mais sobre o que está lendo, e explore filmes que ofereçam um conteúdo mais profundo, que contribua para o seu crescimento pessoal e intelectual. É possível, sim, sair do ciclo vicioso da distração digital e reconectar-se com a verdadeira essência da atenção plena.
Leia mais sobre o tema acessando: https://www.denisemoraes.com.br/2024/10/24/a-importancia-da-saude-mental-na-lideranca/ A importância da Saúde Mental na Liderança e deixe seu comentário. Aproveite e inscreva-se para receber meu newsletter.
Conecte-se comigo no linkedin: https://www.linkedin.com/in/denise-moraes-b7418116/ Espero você!